quinta-feira, 20 de novembro de 2008

O contributo de Montessori para a Educação de Infância: O Método Motessori

Sala Montessori

Maria Montessori via o desenvolvimento infantil como algo biologicamente programado. Cada criança passa por diferentes períodos sensíveis ao longo da vida, períodos esses onde certas capacidades e conceitos são aprendidos com maior rapidez. Acreditava que as crianças aprendem através das suas actividades livres e espontâneas e, por isso, um ambiente planeado era muito importante.O Método Montessori é constituído por uma sequência de actividades que cada criança deveria seguir de uma forma rígida. O curriculo incluía treino sensorial, exercícios da vida prática, educação muscular e o ensino de competências académicas básicas.Apesar da maioria dos educadores actuais não concordar com esta planificação rígida de actividades e com a escassa importância dada ao desenvolvimento da linguagem e ao jogo simbólico, Maria Montessori foi a responsável pela introdução de mobiliário adaptado a crianças pequenas, assim como de materiais específicos para actividades matemáticas e sensoriais, além de ter introduzido, na educação de crianças pequenas, o respeito que lhes é devido pelo facto de serem indivíduos.

************************************************************************

São produzidos por Montessori cinco grupos de materiais didáticos:

  • Exercícios Para a Vida Cotidiana
  • Material Sensorial
  • Material de Linguagem
  • Material de Matemática
  • Material de Ciências

Estes materiais são constituídos por peças sólidas de diversos tamanhos e formas: caixas para abrir, fechar e encaixar; botões para abotoar; série de cores, de tamanhos, de formas e espessuras diferentes. Coleções de superfícies de diferentes texturas e campainhas com diferentes sons.

O "Material Dourado" é um dos materiais criado por Maria Montessori. Este material baseia-se nas regras do sistema de numeração, inclusive para o trabalho com múltiplos, sendo confeccionado em madeira, é composto por: cubos, placas, barras e cubinhos. O cubo é formado por dez placas, a placa por dez barras e a barra por dez cubinhos. Este material é de grande importância na numeração, e facilita a aprendizagem dos algorítmos da adição, da subtração, da multiplicação e da divisão.

O "Material Dourado" desperta no aluno a concentração, o interesse, além de desenvolver sua inteligência e imaginação criadora, pois a criança, está sempre predisposta ao jogo. Além disso, permite o estabelecimento de relações de graduação e de proporções, e finalmente, ajuda a contar e a calcular. O aluno usa (individualmente) os materiais à medida de sua necessidade e por ser autocorretivo faz sua auto-avaliação. Os professores são auxiliares de aprendizagem e o sistema peca pelo individualismo. Embora, hoje sua utilização é feita em grupo.

No trabalho com esses materiais a concentração é um fator importante. As tarefas são precedidas por uma intensa preparação, e, quando terminam, a criança se solta, feliz com sua concentração, comunicando-se então com seus semelhantes, num processo de socialização.

A livre escolha das atividades pela criança é outro aspecto fundamental para que exista a concentração e para que a atividade seja formadora e imaginativa. Essa escolha se realiza com ordem disciplina e com um relativo silêncio. O silêncio também desempenha papel preponderante. A criança fala quando o trabalho assim o exige, a professora não precisa falar alto.

Pés e mãos tem grande destaque nos exercícios sensoriais( não se restringem apenas aos sentidos), fornecendo oportunidade às crianças de manipular os objetos, sendo que a coordenação se desenvolve com o movimento.

Em relação à leitura e escrita, na escola montessoriana, as crianças conhecem as letras e são introduzidas na análise das palavras e letras; estando a mão treinada e reconhecendo as letras, a criança pode escrever palavras e orações inteiras.

Em relação à matemática os materiais permitem o reconhecimento das formas básicas, permitem o estabelecimento de graduações e proporções, comparações, induzem a contar e calcular.

Alguns exemplos do material:

Beijinhos**

Sem comentários: